quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Planejamento de atividade na sala de aula digital

Escola: Municipal de Ensino Fundamental Firmino Frizzo
Disciplina: Língua Portuguesa
Série: 8ª
Objetivos: - Levar os alunos a compreender que Deus nos deu a vida para que nós possamos usufruí-la da melhor maneira possível.
- Identificar possíveis problemas de convivência.
- Integrar os educandos cada vez mais.
Identificar sentido denotativo e sentido conotativo. Período simples e período composto. Sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos.
- Utilizar recursos da sala de aula digitar ( slides).
- Escrever uma redação e montar slides com o Tema: "Minha vida quem faz sou eu!"
Conteúdos trabalhados:
- Sentido denotativo, sentido conotativo, palavras homônimas, parônimas, antônimas e sinônimas. Período Simples e período composto.
- Música e letra: Romaria do compositor Renato Teixeira
- Redação
Recursos utilizados:
Letra da música Romaria.
Cd da música.
Quadro - negro
Sala de aula digital
Material xerografado sobre o conteúdo.
Metodologia:
Primeiramente questionei os alunos sobre como eles estavam de: saúde, alimentação, transporte, vestuário, amizade, carinho, estudos etc... Todos falaram, uns mais outros menos. Logo ´pós coloquei o cd da música Romaria para que eles escutassem, depois distribui a letra da música para que eles fossem ouvindo e acompanhando. Falamos a respeito das dificuldades do povo menos favorecido, daqueles que não possuem meios de sobrevivência, daqueles que não tem muita sorte e daqueles que tem fé e que muitas vezes é o que os move e os faz acreditar em um mundo melhor.
Falei a respeito do sentido das palavrsa que muitas vezes são utilizadas de forma real ou imaginária, isto é, no sentido conotativo e denotativo. Expliquei o conteúdo gramatical, os alunos escreveram as redações e depois fomos para a sala de aula digital montar os slides sobre o tema proposto, ou seja, 'Minha vida quem faz sou eu".
Avaliação:
Avalio o processo como sendo de muita valia, pois os alunos colaboraram, criaram os slides, inseriram figuras, animação, compreenderam o conteúdo, realizaram a atividade proposta com empenho e dedicação. A interação com os aplicativos foi excelente, os alunos fizeram maravilhas, dificuldades apareceram, mas foram todas contornadas com a dedicação dos educandos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário